Produções

Workshop de Otimização Cognitiva – uma Contribuição para o Envelhecimento Ativo

Autores: GUERREIRO TC 1,2 FILGUEIRAS JL 2 , MARTINS ACG 2, MARTINS  MG 2 , FERREIRA L

1 UnATI/ UERJ

2 Oficina da Memória® – Instituto de Pesquisa e Estudos da Cognição

Introdução: O envelhecimento populacional exige o desenvolvimento de intervenções que não se restrinjam ao tratamento de doenças, mas que contemplem a promoção da saúde na idade avançada. A manutenção da vitalidade cognitiva deve ser hoje uma das prioridades em Saúde Coletiva visando o envelhecimento ativo de nossa população. Embora um número significativo de indivíduos alcance a terceira idade expressando um bom desempenho cognitivo, é certo que a idade é um importante fator de risco para o declínio e demência. A busca por intervenções preventivas que objetivem a vitalidade cognitiva surge a partir de um novo paradigma conceitual, fruto dos conhecimentos advindos das pesquisas das últimas décadas sobre o envelhecimento cognitivo. A identificação de fatores de risco para declínio, potencialmente reversíveis e o reconhecimento da plasticidade cognitiva em indivíduos longevos abrem uma perspectiva promissora para a implementação de ações educativas que favoreçam o envelhecimento ativo. Nesse sentido, é oportuna a apresentação de modelos de intervenção que possam ser replicados. Nesse trabalho, será descrita uma abordagem inovadora e bem sucedida de otimização cognitiva desenvolvida na UnATI/UERJ, delineada para atender a um grande número de participantes.

Objetivo: Favorecer a adoção de um estilo de vida pró-vitalidade cognitiva e difundir estratégias para um desempenho mnêmico eficaz.

Metodologia: O Workshop é um evento gratuito, semestral, e tem a duração de  2:30h. A abordagem é teórico-vivencial. São utilizados recursos audiovisuais, jogos, exercícios e dinâmicas. Cada evento é planejado a partir da escolha de um tema/questão que emerge dos debates desenvolvidos nas turmas regulares da Oficina da Memória®. O conteúdo científico é apresentado a partir de uma linguagem simples e objetiva priorizando-se a contextualização ao cotidiano do idoso. Quatro momentos principais podem ser identificados no trabalho: 1.Sensibilização – tema/questão é apresentado e tratado a partir de um perspectiva da ciência; 2.Estimulação –  participantes são desafiados  com atividades variadas e exercícios; 3. Expansão – participantes são motivados a ampliar a percepção sobre o tema e  a lidar com mudanças; 4.Promoção – são apresentadas estratégias e recomendações para longevidade, qualidade de vida e vitalidade cognitiva.

Resultados: O primeiro workshop aconteceu em 1999 e contou com um público de cerca de 250 pessoas.  Desde então, o número de participantes vem crescendo. Até o final de 2010 haviam sido realizados 27 eventos totalizando o número de 9745 participantes registrados. Atualmente, é realizado 2 vezes por ano e conta com a participação média de cerca de 700 pessoas. O público é formado por adultos, principalmente idosos, interessados no tema. Os relatos dos participantes revelam melhora da auto-estima, maior confiança no uso de suas capacidades, maior eficácia de memória e bem estar.

Conclusão: Nesse trabalho, foi proposto um modelo de intervenção pró-vitalidade cognitiva, aplicável a grandes grupos, que se consolidou ao longo de 12 anos como uma relevante ação de promoção do Envelhecimento Ativo.

Poster apresentado no XII Fórum Nacional de Coordenadores de Prjetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e XI Encontro Nacional de Estudantes de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, em Manaus, outubro de 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *