Produções

Encontro entre Gerações: Relato de experiência sobre uma Abordagem Intergeracional

 

Tania S. Guerreiro, Regina S. Rodrigues, Ricardo S. Martins
Oficina da Memória – UnATI / UERJ

 

Para obter acesso ao resumo em pdf, clique no link abaixo: “Encontro entre Gerações

O “Encontro entre Gerações” tem como objetivo o fortalecimento das relações intergeracionais do ambiente familiar, a partir do uso de técnicas de otimização de funções, cognitivas e motivacionais, e da criatividade. O trabalho surgiu a partir da experiência acumulada da equipe na realização de oficinas de desenvolvimento pessoal. Embora as oficinas inicialmente se destinassem apenas aos idosos, em função do grande interesse despertado em suas famílias e da adequação possibilitada pela perspectiva existencialista de nossa abordagem, recebemos como clientela pessoas de diferentes faixas etárias.

O enriquecimento em nível individual e enquanto grupo de trabalho sempre se mostrou relevante, em decorrência da diversidade de contribuições e da sinergia gerada pelo estabelecimento de objetivos comuns. A valorização do indivíduo em sua singularidade, detentor de habilidades por vezes dele mesmo desconhecidas, possuidor de uma rica biografia que existe e se expressa transcendendo limites criados pelo próprio homem — como a demarcação arbitrária do tempo —, se torna evidente.

O trabalho foi elaborado para um grupo de participantes composto por idosos e familiares convidados. Programado para se desenvolver ao longo de 4 horas, com a participação de 20 idosos e 20 convidados, consistiu na realização de atividades diversas — jogos e exercícios de teatralização, de matemática, de expressão corporal, musicais e outros — dentro de um espírito lúdico onde todos eram incentivados a participar, ora em duplas (idoso e seu convidado), ora  em pequenos grupos, ora em grandes equipes. Essa forma dinâmica de participação propiciou a revelação de importantes contribuições, tornando as diferenças elementos de valor nas relações estabelecidas, destacando o respeito ao indivíduo e à sua singularidade. Assim sendo, entendemos que o evento, ao promover um ambiente de crescimento mútuo e enriquecimento das relações entre gerações, atingiu os objetivos propostos, ou seja: favorecer a quebra de crenças negativas acerca do envelhecimento; promover um contexto de valorização do adulto idoso; facilitar a troca de experiências entre as gerações; estimular a flexibilidade a fim de evitar a rigidez de idéias e conceitos. A avaliação do evento obtida através de depoimentos dos participantes foi positiva, com inúmeras solicitações de continuidade dos encontros intergeracionais.

 

Tema Livre publicado nos Anais do XI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia – Rio de Janeiro – 1997.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *